domingo, 30 de setembro de 2007

Kanzeon de 11 faces

Kogen esculpindo a Kanzeon

No Vale dos Templos (Kinkaku-ji), em Itapecerica da Serra , 50 km de São Paulo, o monge Kogen Gouveia está esculpindo o Kanzeon de 11 faces em um pedaço de 2 metros do tronco de um jequitibá, com mais de 400 anos, que veio de Camacã, 510 km de Salvador, no estado da Bahia.
Pelos seus cálculos Kogen ainda tem trabalho para mais de dois anos até finalizar a Kanzeon com as 10 faces em volta da cabeça principal. Cada uma das faces está voltada para um ponto cardeal e para os colaterais nas 10 direções: norte, sul, leste, oeste, acima, abaixo, ao lado...


Portal do Mosteiro Zen Morro da Vargem

Conheci Kogen em 1993 no Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem (Ibiraçu-ES) quando fui, com o jornalista Ademir Assunção, fotografar para a revista Marie Claire. Naquela época ele esculpia em pedaços de jaqueira Bodhisatwas que hoje ornam o templo do mosteiro.
Eu já tinha afinidades com o Zen e batizei lá o meu filho Manuel Amado Pereira. Foram padrinhos os artistas plásticos Ernesto Neto e Marilá Dardot.



















Templo da Kanon e workshop a fotografia e o Zen - fotos A. R. Leão

Em outra época fui fazer fotos para o livro comemorativo dos 25 anos do mosteiro. Voltei e coordenei o workshop fotográfico “A fotografia e o Zen”. Participaram fotógrafos de várias partes do Brasil. Ficamos lá três dias fotografando, meditando e aprendendo práticas Zen. Kogen tinha esculpido a Kanon com 4 metros de altura. O mosteiro ergueu o Templo da Kanon para abrigá-la.
Querendo aprimorar o aprendizado, Kogen foi para Tokyo e fez um estágio de três meses com o mestre escultor Ito Kojiro.

Kogen na Cachoeira do Rio das Pedras em Camburi

No outono deste ano fomos juntos passar um final de semana na minha casa em Camburi, litoral norte de São Paulo e ali ficamos conversando, passeando, fotografando, fazendo comidas e ele lendo, ainda no laptop, o livro que está escrevendo “A ponte”.
Durante os próximos dois anos irei, periodicamente, até o Vale dos Templos fotografar o andamento da escultura.

2 comentários:

Claudemir disse...

O monge Kogen é uma pessoa especial, se esta mensagem chegar até ele quero agradece-lo pela ajuda que ele me proporcionou sem saber. deixo meu e-mail pois eu preciso muito falar com ele.
cflorenciano@uol.com.br

Claudemir disse...

O monge Kogen é uma pessoa especial, se esta mensagem chegar até ele quero agradece-lo pela ajuda que ele me proporcionou sem saber. deixo meu e-mail pois eu preciso muito falar com ele.
cflorenciano@uol.com.br
Por: Claudemir Florenciano