sexta-feira, 7 de março de 2008

Kirigame

Angelo e o Kirigame de uma dobra
É a arte de cortar papel. Kiri (corte), kami (papel, por sonorização vira gami) em japonês. Como fazer? Pegue uma folha em branco ou colorida + uma tesoura. Dobre a folha e imagine qualquer figura pela metade e vá cortando. Os resultados são surpreendentes.
Angelo nasceu em Londrina, no Paraná, e estudou biologia. Na sua infância gostava de ficar cortando papel e lá em Londrina tinha um japonês com o apelido de Circuito que, de vez em quando, dava uns tremeliques com a cabeça e o pessoal pensava que ele tinha levado um curto circuito e daí a origem do nome.

Livro manuscrito e Kirigami

Circuito ficava sentado em uma calçada da cidade e ia cortando papel mediante um pagamento qualquer. Angelo ficava apreciando sua destreza e aprendeu a arte olhando. No final de fevereiro, ele veio até São Paulo e fez um workshop de kirigami na casa do Miguel Paladino e da Vera Albuquerque que durou toda a tarde. Só saímos de lá à noite de tão envolvente que foi o curso. É um exercício manual e criativo maravilhoso.

5 comentários:

Angelo o mestre dos papéis disse...

Oi Juvenal, aqui é o Ângelo, gostei muito da tarde divertida que passamos na casa do Miguel e o pessoal do workshop, tanto que o tempo voou e quando vimos já era noite. Não sei quanto tempo vou permanecer em São Paulo mas se precisar vou deixar meu telefone de Londrina (43) 3339-8948 se não tiver chegado ainda deixe recado na secretária eletronica ou pelo celular (43) 9922-8203 que para mensagem de texto funciona normalmente. Um grande abraço e as fotos ficaram lindas.
Angelo Cesar Meneghetti

Unknown disse...

zuzudc@hoptmail.comoi, juvenal. Gostaria de aprender KIRIGAME.Quais as revistas que trzem esse trabalho? Vc pode me dar umas dicas?
Sou professora e preciso muito aprender. Abraços. Zuleide.

Unknown disse...

araujoyan23@gmail.com
Eu tambem queria saber uma revista que ensina a tecnica de Kirigame se vc puder me ajudar mande para o meu email, por favor.

Angelo o mestre dos papéis disse...

OI JUVENAL, É O ANGELO DE NOVO, SE ALGUEM QUISER SABER MAIS SOBRE KIRIGAMI, PODE ENTRAR EM CONTATO COMIGO QUE EU ENSINO KIRIGAMI EM VARIOS NÍVEIS, angelokirigami@hotmail.com um abraço, ANGELO

Angelo o mestre dos papéis disse...

Oi Juvenal, se alguem quiser saber mais sobre kirigami, me procure pois ensino kirigami em varios niveis, angelokirigami@hotmail.com
um abraço
angelo