sexta-feira, 7 de março de 2008

O caminho das águas

Show do Valdir Cruz

Valdir Cruz abriu seu apartamento, em São Paulo, para convidados e mostrou sua nova série de fotografias. Uma exclusiva edição de O caminho das águas limitada em 100 cópias assinadas e numeradas de 001 a 100 mais 10 provas do artista numeradas. Cada estojo inclui uma cópia em platina-paládio de aproximadamente 24,5 x 24,5 cm de Quedas do Iguaçu, emulsionada e contactada pelo fotógrafo em seu estúdio de Nova York.
Uma festa bancana. Presentes no Local Peticov, Emanoel Araujo, Kin Steves, Rubens Fernandes Junior, Marcos Santilli, Isabel Amado, Eduardo Muylaert e várias outras pessoas das artes de Sampa. Veio o João Urbam de Curitiba que fez uma epopéia para chegar a tempo. Saindo de Curitiba seu carro deu pane e o filho veio socorrê-lo com outro carro e foi neste que ele chegou até São Paulo. Fiquei sabendo que a Coleção Pirelli MASP de Fotografias vai adquirir fotos de um ensaio que o fotógrafo Luiz Alfredo fez do pintor Guignard em Ouro Preto para a revista O Cruzeiro em 1962.
Tomei coragem e conversei com o Emanuel Araujo e falei do trabalho que fiz sobre negros. Durante um bom tempo fotografei os negros brasileiros em várias manifestações. Desde as festas populares até um Congresso de Cultura Negra das Américas, em 1982 na PUC-SP. Ali presentes as autoridades políticas e intelectuais mais representativas do movimento negro. Passei uma temporada em Cururupu-MA fotografando o Pandeiro-de-costa-de-mão, (manifestação única dos folguedos do bumba-meu-boi que só existe lá). A foto abaixo foi feita em Ouro Preto dentro da Mina do Chico Rei.
Valdir Cruz vendeu todos os exemplares que trouxe de sua preciosa edição.

Nenhum comentário: