domingo, 7 de outubro de 2007

Flores, Poesias, Blues e Rock'n'roll

Registros da mostra

Ontem foi um dia daqueles regado a arte, música e poesia.
De manhã fui para o Colégio São Domingos participar das atividades do projeto Escola, Cultura e Comunidade.
Meu filho estuda lá deste o primeiro ano do ensino fundamental. Já está na oitava série. Até alguns meses atrás o colégio era regido pela República do laquê: roupas sóbrias, cabelo duro e uma visão torta do mundo. Pois é foi substituída por uma nova direção que com este projeto inicia outra fase.
No discurso de abertura Silvio Barini Pinto, o atual diretor, propôs uma fase mais colorida para o colégio. Me contou que nos anos 78/79 queria entrar no olho do furacão e foi trabalhar na redação do jornal Movimento. Uma das coordenadoras trabalha com sexologia. Bons curriculae. Tá melhorando.
Fiquei lá das 10 às 16 horas para participar com a exposição “Folhas, Flores e Frutos”, 13 painéis coloridos de 0,80 x 1,20m. No evento houve contadores de história (alunos), experimentos de química, esculturas, telas, manto, macarronada e brigadeiro. Assim foi parte do dia. No final, o escritor Fernando Bonassi fez uma palestra. Falou do seu livro “O pequeno fascista”, das suas experiências no Carandiru e escorregou quando, com uma convicção meia-boca, discorreu sobre política. Acho que ele nunca ouviu falar do Ramal do Toco Preto e, pelo visto, o seu conhecimento geográfico e político do Brasil não avançou pelas extremidades do patropi. Ainda não li o seu livro mas vou ler.
Quando tudo terminou, o Tadeu Nogueira com sua extrema gentileza me ajudou a desmontar, embalar e transportar as obras até o carro. Muito merci, Tadeu. Fui pra casa dei um stop e...
Tadeu Nogueira e o filho Rafael
Satyros 2

...Poesia, Blues e fotografias.
Foi no Sátyros 2, na praça Roosevelt, comemorando os 5 anos da revista Coyote. Cheguei perto das 21h prevendo uma passagem na animação em flash do “Olho de porco”. Uma idéia da Marília Panitz, fotos minhas e animação do Vitor Novais. Porrada!
Só entramos no palco a 1 da manhã. Na espera ficamos no bar tomando umas e outras com os queridos amigos Jotabê Medeiros, Leninha, Ademir Assunção, Luna Vicente, Ximenes e Edvaldo Santana.
Dentro e fora do Satyros poetas, músicos, transformistas, escritores, editores, publicitário e fãs circulavam.
Chegou a hora! Ademir Assunção abre a noitada com um poema do Bebeléu, o Nego Dito Cascavé, o Gigante Negão: Itamar Assunção. Logo depois mostro o Olho de Porco e entra a Vanessa Bugmagny.
Vanessa Bugmagny
Phedra D. Cordoba

Tive que voltar pra casa e já era 2h30 da matina. Vou saber o que rolou e depois conto o resto. O que não vi:
Projeção de fotos, curtas e animações
Bibelôs em Transe (Edinho Kumasaka) Melodrama Blues (Robson Timóteo, Marcelo Montenegro e Fábio Brum) e Tulipo (Eduardo Rodrigues e Paulo Stocker)
Poesia ligada na tomada
Ademir Assunção, Mario Bortolotto, Phedra D. Cordoba, Daniel Cavana
Esquete Teatral
Daniela Angelotti e Paulo de Tharso
Rock’n’roll
Carlos Careqa, Edvaldo Santana, Vanessa Bumagny, Linari
A grande final no programa: jam session com Os Sobreviventes.

Nenhum comentário: