sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Portais Búdicos


Conheci Kogen no Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem, próximo de Vitória, no Estado do Espírito Santo, quando, com o jornalista Ademir Assunção, fazíamos uma reportagem para a revista Marie Claire. Ganhamos um prêmio pela publicação.
Depos do Zazen, depois da meditação e dos ofícios, Kogen esculpia, em pedaços de jaqueira, bodhisattvas e outras imagens ligadas ao Zen.
No inverno de 1994 batizei lá, neste mosteiro Zen, o meu filho Manuel numa cerimônia inesquecível. Os padrinhos são a Marilá Dardot e Ernesto Neto.
Em outra ocasião coordenei um workshop “A fotografia e o Zen”. Uma das tarefas do grupo foi fotografar suas esculturas. Uma delas, pela sua beleza e dimensões, necessitou a construção de uma capela ornada por um jardim.
Kogen também escrevia, em cadernos, anotações búdicas e sua trajetória pessoal.
Em janeiro do ano passado ele me convidou para fotografá-lo para a capa de seu livro, ainda em processo. Fomos, eu e o Manuel, para o Pico das Agulhas Negras. Numa madrugada de verão subimos até o Pico das Agulhas Negras.
No alvorecer umas mechas de sol iluminavam - ele e seu manto dourado sobre o Vale do Rio Paraíba.

Algum tempo depois fomos para o litoral norte de São Paulo num final de semana. Ficamos na Casa do Índio, no Sertão do Camburi. Então mostrou os originais do livro. Fizemos fogueira, rango, convesamos na varanda da casa, banho no Rio das Pedras, caminhada pela praia da Baleia conversando sobre o livro, o Zen e a vida.
Na sua peregrinação pelos caminhos foi monge do Mosteiro de Mogi das Cruzes - SP, em seguida no Mosteiro da Liberdade em São Paulo.
Atualmente é o monge residente no Mosteiro Kinkaku-ji em Itapecerica da Serra, cidade vizinha de São Paulo. Ele vai lançar o livro “Portais Búdicos” dia 21 de agosto na Bienal do Livro, no Parque Anhemby, em São Paulo. A partir das 16 horas. Stand da Editora LivroPronto. Vou estar lá e vai ser um prazer recebê-los

Um comentário:

Unknown disse...

A imagem da capa; sempre babei por ela.
Essa foto me transmite muita paz de espirito. Momento mágico visto, e compartilhado com nós por você.
Abraço Juva