quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Busto de Mulher by Aleijadinho


No final de julho fui para Ouro Preto levar minhas panorâmicas. Fiquei hospedado na casa da Lila, lá no alto do Morro São Geraldo, local da tomada de duas delas: Amanhecendo e entardecendo em Ouro Preto.
A arquiteta Lila Carneiro é uma guerreira. Dá aulas na PUC de Belo Horizonte e tem um ateliê em Ouro Preto. Percorreu a Europa, Ásia e Bahia fazendo desenhos de prédios históricos, sempre sentada e tomando cerveja ou vinho em mesas de bares e varandas de hotéis. Nos conhecemos quando Roberto Carlos Lançou a música Maria, Carnaval e Cinzas no início da ditadura militar.De lá pra cá nossa amizade só se fortaleceu. Nos últimos dias de julho fizemos um jantar na sua casa com especialidades mineiras e o Luiz, um dos convidados, me contou a seguinte história: ele é advogado e representou o Ministério Público na peleja que o Prefeito Ângelo Oswaldo empreendeu para que o Busto de Mulher fosse retirado do Chafariz do Padre Faria ao lado da Igreja de Santa Efigenia e colocando no local uma réplica e o original - pela sua importância histórica e artística (primeira escultura feita por Aleijadinho – 1761, em pedra sabão), seria abrigado em um museu da cidade, coisa comum em outras freguesias, na tentativa de preservar suas formas que já estão dando sinais de desfiguração pela ação da poluição.
Tudo ia muito bem até que no dia aprazado para a transferência, embasados de todos os procedimentos legais para tal mister, com pompa e circunstância, as autoridades encontraram o chafariz cercado pela população local. Esqueceram de fazer a consulta pública. Os moradores negaram a transferência argumentando que, se tentassem fazer a retirada, a primeira escultura feita em pedra sabão pelo mestre Aleijadinho iria virar pó. Eles a quebrariam.
Rolou o maior clima e a cerimônia foi cancelada. Depois de consultas e mais consultas deram ganho de causa para os moradores e ela está lá até no dia desta foto. O argumento principal do ganho da causa é que a guarda é feita espontaneamente pela população da vizinhança. No dia que fiz a foto perguntei a alguns moradores se isto ocorria. Negaram dizendo que ninguém vigia.
Através do IPHAN de SP fui infomado pela Profª Myriam Ribeiro de Oliveira: “Quanto ao busto do Aleijadinho, é aceito por todos os especialistas da área e está no catálogo do German Bazin. O dito chafariz é documentalmente do pai dele, Manoel Francisco Lisboa”

Curiosidades do Google: “Entre estas, imagem simbólica de sua juventude descuidada e boêmia, um busto de mulher com os seios parcialmente desnudos, executado em pedra-sabão e datado de 1761, tem caráter de exceção, pela temática profana, no conjunto de sua obra de cunho quase que exclusivamente religioso.”

P.S. As panorâmicas provavelmente serão expostas, em 2011, na sala de exposições da FIEMG, na Praça Tiradentes quando Vila Rica completará 300 anos.

3 comentários:

el pájaro que come piedra disse...

pô, que pena, juva!
pelo que vejo na foto, a imagem está já toda desfigurada, nem nariz ela tem mais...

el pájaro que come piedra disse...

pô, que pena, juva!
a imagem, pela foto, já está toda desfigurada, nem nariz tem mais...
o que esse povo está tentando proteger? um nada?

Juvenal disse...

Tudo tem começo, meio e fim. A pedra sabão é um dos minerais usados para escultura mais fáceis de serem corroídos pela intempérie.
Transformação. Mujoo