terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pés


O normal seria colocar a foto dos rostos e escrever sobre cada uma das pessoas donas dos pés. Sugerindo ao leitor o que cada uma faz, pensa e em que lugar se encontram. Mas são pés retratados. No primeiro olhar se constata que são delicados e uma delas tem esmaltes recentes.
Os pés da esquerda percorreram todo o Brasil e mais de 40 países. Caminhou, subiu e desceu pela Amazonia, Planalto Central, Planalto Paulista e várias outras geografias brasileiras. É jornalista e documentarista. Formada pela Faculdade Casper Libero com mestrado na Universidade de Columbia, em Nova York, e bolsista da Fundação Reuters na Universidade de Oxford, onde estudou filosofia política. Todo este percurso possibilitou o conhecimento das mazelas e virtudes do nosso ecosistema. Dirige o departamento de comunicação de uma ONG voltada para a sustentabilidade e preservação.
Os outros dois, com esmaltes recentes, nasceu nos Estados Unidos, estudou na Universidade de Columbia, viveu um período na Epanha e veio ao Brasil para dar consultoria - a serviço da Bolsa de Ouro de Londres, a empresas mineradoras para humanizar grandes minas de ouro. Convivi com elas no final de semana em Ilha Bela, litoral Paulista.
Depois de conversar muito, porque chovia, ficamos dentro de casa e me lembrei da Mina de Ouro Chico Rei em Ouro Preto e de como era feita a exploração no tempo da escravatura.
"Chico Rei é um personagem lendário da tradição oral de Minas Gerais. Era o rei de uma tribo no Congo e trazido como escravo para o Brasil. Foi vendido no Rio de Janeiro e levado para Vila Rica, juntamente com seu filho. Pela sua linhagem de monarca - que a escravidão não desbotou, conseguiu comprar sua liberdade e a de seu filho. Adquiriu a Mina da Encardideira. Aos poucos, foi comprando a alforria de seus compatriotas. Os escravos libertos consideravam-no "rei".
Uma conclusão muito otimista é a de que algumas sementes germinam. Demoram, mas germinam.

Nenhum comentário: