sábado, 10 de maio de 2008

Uma foto especial



fotos de Juvenal Pereira

Hoje de manhã 30 dos mais expressivos fotografos que trabalham em Sao Paulo se reuniram às margens da Barragem Guarapiranga, zona sul de São Paulo, para uma foto histórica.
No foco da Deardorff 8x10” (a mesma que Ansel Adams usava) Dimitri Lee clicou o grupo de coordenadores da Expedição De Olho nos Mananciais.
A expedição é uma ação da Campanha De Olho nos Mananciais, do ISA, que tem como objetivos esclarecer os moradores de São Paulo sobre a situação dos mananciais da cidade e mobilizar a população para o uso racional da água. A campanha pretende mostrar que a ameaça de escassez de água nas grandes cidades tem relação direta com a poluição dos mananciais e com o desperdício de água. Saiba mais sobre a campanha em www.mananciais.org.br

A foto do grupo é especial por várias razões: conseguir esta adesão é obra da capacidade de aglutinação do fotógrafo Iatã Canabrava e pela raridade da camera - a fábrica da Deardorff fechou em 1988 e alguns poucos fotógrafos do mundo tem uma igual “A não ser eu e alguns fotógrafos americanos “chatos” e outros raros que se dispoem a trabalhar com uma câmera tão difícil” brinca Dimitri.
Dimitri usou, como garantia uma outra máquina fotográfica tão difícil como a anterior a
Wisner 8 x 20” (esta da foto ai em cima). Só para ter uma idéia do grau de dificuldade os filmes são cortados mediante solicitação de um grupo de fotógrafos que se reunem na internet e fazem o pedido (uma vez por ano) para a fábrica Ilford.
Nas fotos de hoje foram usados o filme FP4 para as fotos preto e branco e o Velvia 50 ASA (cromo) para as fotos coloridas.

Manancial é uma zona de vegetação em que há nascentes de água. Os mananciais podem ser superficiais (lagos, nascentes de rios, represas etc.) ou subterrâneos (lençóis freáticos ou poços). É também água pronta para o consumo humano, mas há alguns riscos a sua saúde.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia, Juvenal! Bacana a iniciativa, parabéns a todos! Grande abraço! Ceres Damasceno