domingo, 25 de maio de 2008

Água da mina


Nascente e esgotos do Morro Santa Luzia, Embu-SP

No próximo final de semana vai acontecer a Expedição fotográfica "De olho nos mananciais". Vou coordenar um grupo que fotografará os mananciais do Embu.
Com o Rafael, que trabalha na organização do evento, fomos até lá no início do mês fazer um tour inicial. Percorremos as nascentes e rios do município. Uma das minas onde brota uma água limpa fica sob casebres no morro Santa Luzia. É esta da foto. Poucos metros adiante a água pura se mistura com o esgoto das casas próximas e vira aquele caldo. Desce morro abaixo ganhando mais tributários (esgotos), indo formar o Ribeirão Ressaca que vai abastecer a Represa de Guarapiranga. Esta água depois de tratada vai chegar até as nossas torneiras.

Uma das nascentes fica no cemitério, outra neste morro. Uma terceira aflora numa rua sem asfalto ao lado de uma antiga fazenda. A fonte Dois Jesuítas, envasa a água mineral e é protegida por cercas e muros.

Este vai ser o nosso palco de atuação.

Quando vi a água limpa se misturar com o esgoto no Morro Santa Luzia me veio uma sensação de descaso, descuido, desamor com a água, um bem vital. Os moradores, crianças e adultos, com a nossa presença, numa atitude de solidariedade, olhavam para aquele filete de água com um certo carinho, com uma suposta esperança de que as gerações futuras vão cuidar melhor das águas das fontes.

Nenhum comentário: