segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ela, a Sabiá Branca


Consegui achar no Caderno Agrícola do Estadão o e-mail do Johan dalgas Frisch - ornitólogo super respeitado. Trocamos e-mails me informado sobre o meu vizinho ilustre. Uma manhã de domingo eu a ví regurgitando no bico do filhote. É ela.

Prezado amigo Juvenal Pereira
Em primeiro lugar devo dar os PARABENS PELO SEU BELISSIMO BLOG! - Que bom gosto,e personaliade!-Parabens mesmo !!!!
Realmente trata-se de uma sabiá -laranjeira ALBINA,o problema desta ave é que a iris de seus olhos é vermelha,a cor que se vê é de seu sangue,uma vêz que não tem pigmentaçao.
Esta coitada e sofredora ave tem restriçao a sair com sol,pois queima sua retina,e em conseguencia impede de se alimentar durantes os dias ensolarados,o que ocasiona sua morte em pouco tempo.
Ninguem estudou extamente quanto tempo uma ave albina consegue viver na natureza.
Outro fato é que sendo branca é facil presa de predadores,gaviõeszinhos,corujas,gatos etc, A ave que vive proximo ao meu estudio em Cidade Jardim, é semi-albina e tem iris marron, portanto pode sair com a luz do sol intensa,assim mesmo esta com os dias contados porque tem um gaviãozinho carijó que vive aqui de olho nela!.
Me mantenha informado,que sera muito importante documentar este fato a greraçoes futuras.
Abraços
Johan dalgas Frisch

Obrigado Johan
Realmente não o fotografei quando o sol está sem nuvens, só em dias nublados mas esta não é uma observação científica porque não fiquei todo o tempo fazendo observações, só quando olho pela janela e ele está na redondeza.
Juvenal


Dalgas, bom dia
Agora ha pouco descendo no jardim vi a sabiá branca,(é certo) com um filhote normal (cor marrom). Eles ciscavam e se alimentavam. Ela voou e depois voltou. No muro da divisa com o vizinho eu a vi regurgitando no bico do filho que esta com um rabo pequeno.

Beleza!!,Vai observando, porque uma sabiá albina dificilmente consegue sobreviver e ainda mais tendo filhote não albino!
Suas observaçoes sao extremanete importante!Detalhe se foi dia claro com sol ou dia com nuvens ou chuva.
Abraços
dalgas

Minhas amigas do rio e brasilia vieram me visitar e viram a Sabiá branca num dia ensolarado. Ela anda sumida.

2 comentários:

solf disse...

achei uma em santa cruz do sul bairo margarida aurora ,rio grande do sul so que nao tirei foto de muito perto mais achei ela linda que pena que sua vida seja curta abraços giuliano

josa campos disse...

boa tarde. dia 27 de dezembro por volta das 06 30 da manha saindo do meu tarbalho no bairro do butantan,em são paulo.
tive o privilegio de ver esta maravilhosa ave chegando em casa comentei com meu irmão que cria alguns passaros e ele me respondeu que não existia a sabia branca. mais fiquei na duvida pois achei parecida de mais. depois eleconversou com um amigo que falou para ele que exitia sim a sabia branca. e ele eme falou.