terça-feira, 29 de junho de 2010

O fio de Ariadne e Buda


Moyers: Gosto do que você diz sobre o velho mito de Teseu e Ariadne. Teseu diz a Ariadne: “Eu a amarei para sempre, se você me mostrar como sair do labirinto”. Ela lhe dá então um fio enrolado, que ele vai desenrolando à medida que penetra no labirinto, e depois o segue de volta, até encontra a saída. Você diz: “Tudo o que ele tinha era o fio. É tudo quanto você precisa”.

Campbell: É tudo o quanto você precisa, um fio de Aridane.

Moyers: Ás vezes procuramos, para nos salvar, a fortuna, um poder imenso ou grandes idéias, quando tudo o que precisamos é um pedaço de barbante.

Campbell: Que nem sempre é fácil conseguir. Mas é bom poder contar com alguém que lhe dê uma pista. Essa é a tarefa do professor, ajudá-lo a encontrar o seu fio de Ariadne.

Moyers: Como todos os heróis, o Buda não lhe mostra a verdade em si, mas o caminho que leva a ela.

Campbell: Mas precisa ser o seu caminho, não o dele. O Buda não pode lhe dizer exatamente como se livrar dos seus medos pessoais, por exemplo. Alguns professores podem prescrever exercícios, mas talvez não sejam os que funcionem para você. Tudo o que um professor tem a fazer é sugerir. É como um farol que assinala: “Há pedras ali, navegue com cuidado. Lá adiante, porém, há um canal”.

( O Poder do Mito - Joseph Campbell)

A foto foi feita ontem na Vila Madalena

Nenhum comentário: