sexta-feira, 8 de maio de 2009

Pelas ruas do centro



Já fazem parte do meu dia-a-dia.
Desço do bumba na Rua da Consolação e vou andando até a Câmara dos Vereadores no centro de São Paulo.
Alguns sem teto dormem nos pés das árvores, outros no jardim, outros sob alguma marquise. Durante o dia os habitués ficam entre Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí e na Praça Emilio em frente a Câmara.
São tribos diferentes.
Os da praça estão sempre alcoolizados.
O Viaduto Nove de Julho, três vezes por semana, é lavado pelo pessoal da prefeitura para tirar o cheiro de coco e urina que infestam suas escadas e cantos. Não tem um único banheiro público.
Saiu no site da UOL que em toda a cidade de São Paulo só tem 3 (três) banheiros públicos para uma população de 12 milhões de habitantes. Um banheiro para quatro milhões de habitantes.
Perguntei a um dos funcionários da prefeitura porque ainda não tinha ali um banheiro. Ele me respondeu que os usuários depredam. Para fazer a limpeza utilizam dois caminhões e 8 garis. Um banheiro deve custar mais barato.
Almoço de segunda a sexta-feira na redondeza e mudo de restaurante para variar o tempero. No Final da Rua São Luiz tem o famoso Estadão com suas especialidades. Voltando de lá no início da semana estava fotografando um tróleibus fazendo manutenção um menino me pediu que fizesse uma foto sua e fez a pose.

Pediu pra ver.
Mostrei.
Ele disse: Dá hora tio!
Sob a gola da sua camisa uma lata de cola. O cheiro rescendia.
No parlamento discutem leis, projetos, comissões, audiências públicas e nas proximidades os sem tetos se alternam com suas particularidades e misérias.

Nenhum comentário: