terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Marina, Turiba e Naruitho

Nestes dias de férias lí três livros (as última férias foram em maio de 1987, quando fui para o norte da África, Espanha e Paris). Um deles ainda pela metade - Vivendo sob o fogo, textos escolhidos da poeta russa Marina Tsvetáieva. Os outros dois foram o Clube do Ócio do poeta Luiz Turiba e Junto ao Rio Tamisa, livro de memórias do principe Naruhito - herdeiro do trono japonês.

- Vivendo sob o fogo(2008) É o âmago do prazer de escrever, mesmo sendo em precárias condições de habitação, época política e grana quase que zero e um corolário de infelicidades.
"Alguns seres excepcionais - os eleitos que receberam o dom da palavra - encontraram o absoluto na criação poética”.
É uma seleção de cartas, notas de diário e escritos esparsos da grande poeta russa Marina Tsvetáieva (1892-1941) organizada por Tzvetan Todorov traduzidos por Aurora Bernardini.

Clube do Ócio, 1980. O pernambucano Luiz Turiba faz uma ode à preguiça. O mais estranho é que anos depois, quando foi assessor do ministro Gilberto Gil, teve de fazer uma ponte de safena por excesso de trabalho.

Declaração do Clube do Ócio
Nhô no to saben donde cô to

Grito de Guerra do Clube
Sete e sete são catorze
Três vez sete, vinte e um
Tive sete sonhos eróticos
Mas não gozei em nenhum
Zum zum zum
Parara tim pum
Ócio
Ócio
Ócio

Junto ao Rio Tamisa – 2008, Príncipe Naruhito do Japão.
Ali o príncipe relata seus dois anos em Oxford estudando o comércio fluvial do Rio Tamisa. Diametralmente oposto ao Vivendo sob o Fogo, o príncipe não tem problema nenhum. Zero. É convidado por príncipes e reis para chás, jogos, jantares e relata com simplicidade seus dois anos na famosa universidade. Um único dissabor foi quando quis entrar em uma discoteca e foi barrado por estar usando jeans e tênis. Não tem a beleza literária dos dois livros mas como gosto de biografias foi bom ter lido.

Nenhum comentário: