terça-feira, 15 de julho de 2008

Serra da Tormenta


Perguntei sobre a tormenta e o I Ching falou do poço, da fogueira, da lenha e do espírito criador.
Em Carmo do Rio Claro – MG o ponto mais alto é a Serra das Tormentas. Não é todo mundo da cidade que sabe o porquê do nome. Quem me esclareceu foi Dona Claudete, mãe do fotógrafo Renato Soares. “As chuvas que vinham do lado da serra eram intensas, com raios e trovões seguidos de tormenta. Daí o nome”.
A cidade fica no sul de Minas nas proximidades da represa de Furnas com muitos cafezais ao redor. Vadeco e um senhor que mora na área rural da cidade não tem as pernas. De vez em quando ele monta na sua mula e vai passear pela cidade. Só desmonta quando volta pra casa. Em casa se movimenta com cadeira de rodas.
A família do Renato Soares é muito generosa e unida. Moram numa grande área, como uma vila. Seu irmão Junior tem uma tecelagem muito concorrida. Seu pai, Jair Soares, é candidato do PV a Câmara Municipal. Sugerimos algumas ações políticas para sua campanha. Vou torcer pra sua vitória e quem sabe voltar lá.
Renato está mudando pra Carmo do Rio Claro porque se cansou de São Paulo, quer uma vida menos estressante e fomos juntos de São Paulo até lá. Meu filho Manuel passou uma semana com o Leonardo, seu filho, e fui buscá-lo. Tomamos cachaças, cervejas, conversamos com os freqüentadores do bar Panela de Ferro, administrado pelo Wagner que há pouco tempo virou dono de bar. Ali tem todas as características de uma universidade livre onde os “alunos e mestres” dissertam seus problemas, aspirações e estudos do comportamento humano.

Um comentário:

Vitor Novais disse...

Juva, passei por Caxiuna pra ver a máquina funcionando. Ta lindo seu blog, textos deliciosos e o olhar do poeta das lentes, grande Juvenal. To com saudades e apareço em breve. Ainda tem a pimenta?
bjs do amigo.