quinta-feira, 4 de março de 2010

La recherche du temps

Alameda de acesso - Escola de Comunicação e Artes da USP

Fiz o curso ginasial e até o meio do científico (hoje ensino médio). Trabalhava e estudava à noite. Querendo viver a vida, abandonei o estudo regular e vim vindo no autodidatismo. Virei jornalista e na Bahia de todos os santos fiz meu debut. Gil chegou da Europa, Menininha do Gantois fez 50 anos de babalorixá, A.C.M iniciava a reconstrução da Bahia e alí quis conhecer os baianos (as). Entrevistei muita gente mas não conclui a reportagem.

Depois de um amor mal resolvido mudei, fui pra Porto Alegre. Na minha procura ia, nas manhãs, para o Instituto Geográfico e Histórico para ler coisas sobre os gauchos (as) e já aflorava um interesse pela antropologia. Fiquei sabendo que o melhor curso de antropologia estava na UnB (Universidade de Brasília). Nova mudança para o Planalto Central do país. Na Capital da Esperança.

Entrei numa fria logo no primeiro emprego mas sobrevivi. Fiz cursinho de madureza. Provas em Goiania e Anápolis. Ficou faltando uma, de matemática, mesmo assim me inscrevi para o vestibular da UnB. Trabalhava durante o dia e fazia cursinho pré vestibular de noite. Queria retomar os estudos. Três dias antes da prova do vestibular fui convidado pelo Vessani (ainda vou falar sobre ele) para trabalhar com os índios Yanomami em Roraima. Nos dois dias seguintes fiquei tomando vacinas e arrumando a papelada. Da janela do avião em direção à amazonia ví a fila para o vestibular da UnB. Decisões. Entre 1976 e 2010 muita água passou no Rio Bagagem.

Ontem assisti a primeira aula de marketing e planejamento mercadológico na USP - Universidade da Terceira Idade. Fiquei feliz. Estou estudando na USP! Amanhã vai começar o curso de Antropologia Cultural e sinto que, na procura do tempo, não tem data nem hora. O importante é o aqui e agora.

2 comentários:

Mayara disse...

Olá Juvenal, td bem?
Parabéns pelo seu blog e meus sentimentos pela perda de seu irmão. Sou sua conterrânea e afilhada de seu irmão Renato. Gostei muito de seu blog, suas fotos. Parabéns tb pelo curso na USP. No meu TCC vou falar sobre cultura, então estou estudando muito sobre antropologia cultural. Um bom final de semana. Abraços.

beatriz disse...

Juvenal
Parabens pelo Blog e a volta na USP.Preciso fazer contato com vc, me escreve um mail ?
Continua o mesmo endereço.
bj
Rosely Nakagawa