sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Por quê estou falando de flores?

Folha de tayoba com gotas de chuva

Por que fotografar pessoas está ficando complicado?
Caso eu queira publicar fotos em que haja pessoas, só é possível com a autorização de uso de imagem por escrito, com firma reconhecida em cartório, etc. e tal. O flagrante, a espontaneidade vão ficar prejudicados, dando espaço para as fotos produzidas e "permitidas". Nada contra o direito que cada um tem de preservar a própria imagem; nada contra as leis do país; nada contra a democracia.
Tenho um arquivo de mais de 70 mil fotos e muitas delas são de pessoas dos quatro cantos do Brasil. Se eu publicar alguma (sem o direito de uso de imagem assinado) e algum advogado quiser me processar, eu tô fu.
O que fazer?
Fotografo flores e paisagens.
Mas não abdico do desejo e prática de tirar um retrato ou outro para o meu arquivo pessoal.
Por isto estou falando das flores do meu e de outros jardins.
Elas são lindas, cada uma com suas particularidades, cores, perfume e forma.

Bastão do imperador - broto

Nenhum comentário: