Uma das primeiras reportagens que fiz foi com Fernando Brant em 1970. Fomos até uma cidade vizinha de Belo Horizonte fazer uma matéria para a revista A Cigarra com a educadora Helena Antipoff (tem uma fundação com o seu nome). No decorrer da entrevista ela falou da importância do bambu e dos seus mil usos. Aquilo ficou na minha cabeça e, como uma semente que eclode tempos depois, comecei a fotografar a gramínea. Desde as pequenas espécies dos campos altos (Pico das Agulhas Negras) até o bambu gigante na Mata Atlântica, no litoral paulista.
Gota de orvalho no broto do bambu gigante
Comprei livros, estudei, pesquisei e fiz muitas fotos.
Uma das coisas mais difíceis é a floração do Bambu. Fiquei anos esperando para fotografá-la que ocorreu em março de 2005 no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Foi numa moita de bambu originário do Vietnã. (foto abaixo)
Floração do bambu
Fui até o bairro da Liberdade e apresentei-o para a comissão para as festas do centenário da imigração japonesa. Depois de algum tempo me enviaram um ofício dizendo que o projeto, pela sua relevância, ganhou o Selo do Centenário.
Enviei o projeto para muitas empresas procurando apoio financeiro e também para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Na semana passada recebi a confirmação do interesse do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Escola Nacional de Botânica Tropical em receber a exposição fotográfica: Bambu, Bambusa, Bambual.
Mergulhado nas mil e uma fotografias que fiz, estou empenhado na sua realização e neste final de semana fiz uma seleção das fotografias feitas em slides. Falta selecionar as imagens feitas em negativo preto e branco, negativo em cores e no formato digital.
A plástica, elegância e beleza estética do bambu é inebriante.
Um comentário:
Caro:
Vim pagar a visita ao Assertiva e deliciei-me com as imagens. Fucei desde a primeira página, mas vou voltar com mais calma.
Meu blog faz parte de uma aldeia, e postei um convite ao pessoal para aparecer lá na Vila, para a inauguração.
O convite está em prozacafe.blogspot.com.
Abraço
Postar um comentário