sábado, 1 de agosto de 2009

Sortilégios da Natureza







Em setembro de 2006 fui conhecer a nascente do Rio São Francisco. Já conhecia algumas partes do rio. Em 1976 viajei pelo vapor de Januária até Juazeiro, depois fui até Penedo e visitei a foz do rio da integração nacional junto com o repórter Jotabê Medeiros. Fomos fazer uma reportagem sobre o Barão do Penedo e nosso barco ficou sem óleo diesel e andou alguns minutos a deriva quando uma canoa cheia de lindas garotas nos salvou e ainda tinham cerveja a bordo.
Mas os sortilégios se manifestaram nesta visita à nascente. No dia que cheguei uma grande queimada calcinou toda a vegetação ao lado da nascente que foi salva por água jogada por helicóptero. Estas queimadas normalmente são espontâneas e outras vezes criminosas. Esta de 2006 foi espontânea. Consegui entrar na reserva por ser jornalista e resultado de uma conversa com o engenheiro responsável da reserva. Fiquei só, naquela imensidão queimada. Fiz algumas fotos que pretendia futuramente fazer uma panorâmica. Ficaram guardadas estes anos e aprendi agora, na semana passada, quando o Vitor Novais esteve em casa e me ensinou.
Quando saia do parque o vigia me chamou e disse: “Volta daqui um mês que você vai ver tudo florido”.
Voltei e de fato estava tudo verde e florido.
Confiram nas duas fotos
A queimada foi no dia 16 de setembro e a toda verde no dia 20 de outubro de 2006. Sortilégios.

Um comentário:

Vitor Novais disse...

Olha só que bacana! Esse assunto merece uma exposição, "Panorâmicas - por Juvenal Pereira". Aproveitou bem a dica, Juva. Parabéns ficou muito bom.

arruma o link da seguda foto, não dá pra ver ampliada!